Indique este site
Fale Conosco RSS  
  Elnet
     Envie por e-mail  Imprimir
 
23/01/2015
Moisés e Josué: duas vida e o destino de levar Israel à Canaã

Na semana passada, iniciamos a série que pretende mostrar os feitos super-heróicos de alguns personagens bíblicos. Moisés e Josué estão entre eles. Apesar de personalidades muito diferentes, eles compartilharam de um mesmo sonho e fizeram parte de recortes históricos bem parecidos. Por si só não tinham muito a oferecer à sociedade de sua época, mas na atmosfera espiritual, eram temíveis.

O negociador
O capítulo 2 do livro de Êxodo mostra o nascimento de Moisés, um israelita da tribo de Levi que precisou ser colocado em um cesto à margem de um rio para fugir da perseguição egípcia. Abrindo um parêntese, coincidentemente, em 1938, a revista Action Comics lançava o Superman, que também foi enviado por seus pais Jor-El e Lora à Terra, em uma capsula, para fugir da destruição de seu planeta.

Adotado pela filha do faraó Tutmés I, Moisés foi instruído em toda a sabedoria egípcia. Aproximadamente aos 40 anos, ele se deparou com seu próprio destino: livrou um israelita de maus-tratos assassinando o algoz. Com medo, fugiu. No deserto, ele encontrou com sua Fonte de Poder, o próprio Deus, no episódio da sarça ardente (Ex. 3:4). Desde então foi experimentando verdadeiros prodígios em suas negociações com Faraó para a libertação dos judeus. Com sua vara “mágica”, pôde tornar água em sangue, fazer jorrar água da rocha, cair fogo do céu e a mais conhecida proeza, abriu o Mar Vermelho para a passagem dos judeus.

Tal qual a história de alguns super-heróis dos quadrinhos, seus grandes feitos não foram suficientes para ganhar a satisfação da sociedade de sua época. Não raro eram as reclamações e comentários depreciativos. Porém, sua intimidade com Deus crescia a cada dia a ponto de vê-Lo face a face. Moisés,o libertador, levou sua missão adiante até que foi necessário um sucessor: Josué.

O guerreiro
Diferente de Moisés, Josué tinha hábitos de um guerreiro. Isso levou alguns estudiosos a acreditar que ele poderia ter sido oficial do exército egípcio antes do êxodo. Segundo Josefo, um historiador judeu do século I, há uma tradição oral de que certa vez Josué comandou um grupo egípcio contra a Etiópia.

Por sua devoção ao Senhor, Josué foi um dos dois únicos adultos de sua geração que conseguiram chegar em Canaã. Após a morte de Moisés, ele "herdou" poderes especiais. Na passagem pelo rio Jordão (Js 3:13), as águas se abriram; na luta contra Jericó, as muralhas ruíram pelo som de trombetas de chifres de carneiro e gritos. Contra os amorreus, Josué deteve o sol e a lua até que os israelitas vencessem a batalha.

A história de Josué, além de ser cercada por grandes feitos e atos sobrenaturais, traz uma grande moral. Ao longo de quarenta anos, Moisés havia sido o principal líder de Israel. Após a passagem da autoridade a Josué, iniciava-se um novo tempo. Provavelmente o medo sondou o coração do grande guerreiro, mas ninguém é herói sem passar por um desafio.

Ele tinha experiência e caráter, mas ser líder de um grande projeto espiritual requereria mais que isto. Sua vitória veio da aplicação dos recursos espirituais. E estes recursos eram o propósito de Deus, Sua presença e fidelidade. Viver ao lado de Deus, intimamente, faz de qualquer um super-herói. Os dons espirituais estão à disposição dos Filhos de Deus para o estabelecimento do Seu Reino. Aproprie-se deles e seja um vencedor.

http://www.elnet.com.br/especial_interna.php?materia=367

  Outras Matérias do Elnet
30/01/2015 - Regis Danese em São Paulo
30/01/2015 - Aumento para professores
30/01/2015 - Mulheres que trabalham fora
23/01/2015 - Redução da Cracolândia em SP
23/01/2015 - Lançamento com Flordelis em Curitiba
23/01/2015 - Moisés e Josué: duas vida e o destino de levar Israel à Canaã
19/01/2015 - O Censo Religioso e o Protestantismo no Brasil
19/01/2015 - Trio Nascimento em Belém
VEJA TODAS »
  Receba Notícias
email:
  Sessão de Notícias
  Notícias no Celular
  Últimas Notícias
Namoro é + Sexo é - Elaine Cruz
Reprise do Acústico 93 com Aline Barros
Neste sábado tem Casal 93
Inscrições para a edição 2015 do Som Gospel
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005,Grupo MK de Comunicação Indique este site Fale Conosco RSS